Geoff Rowley - 10 anos de Vans [99-09]
Seu primeiro model saiu logo em 1999, na época chamado apenas de Vans Geoff Rowley, e depois foi re-batizado de Rowley Classic.
Vans Rowley Classic
O Rowley Classic é um marco dentro dos models para skate, trazendo toda a simplicidade dos tênis que fizeram sucesso nos anos 90 com a sola clássica Off The Wall, que vem sendo produzida desde o lançamento da Vans em 1966. Esses dois fatores aliados com os diferentes cortes de couro vegan nas laterais e o uso de materiais de alta resistência tornaram o Rowley Classic um norte de como os tênis de skate iriam ser produzidos dali pra frente, fechando um período e iniciando um novo. Até no jogo Tony Hawk´s Pro Skater 2 era possível jogar com o Rowley Classic, no personagem de Rowley e como um tênis a ser comprado para jogar com personagens criados pelo usuário. O Rowley Classic foi produzido em mais 50 diferentes colorways e em 2005 foi lançada uma edição comemorativa, uma parceria entre o skater e a lenda do rock Motorhead, que rendeu uma série paralela do Rowley x Motorhead, além de uma série de shapes lançados pela Flip.
Vans Rowley Classic Motorhead
Seu segundo model foi o Rowley Shams, lançado em 2000 e ficou somente uma temporada a venda. Trazia uma cara mais próxima dos models lançados nos anos 80, sem a sidestripe e com cano médio. Hoje é um tênis muito difícil de ser encontrado, por ter sido descontinuado a 7 anos e nunca ter sido reeditado. Teve um relativo sucesso na época e é primeiro da linha de models batizados com a letra S.
Rowley Shams
Pouco tempo depois Rowley revolucionou novamente lançando o primeiro model da série XL, o Rowley XLT. O XLT (também conhecido como [XLT], por estar impresso assim no tênis) é um tênis muito mais robusto que os dois anteriores, mantendo aproximadamente a mesma altura do Shams e vendeu como água. Na minha humilde opinião é o melhor tênis de skate que e já usei, absurdamente durável e confortável. Foi nesse model que a sola XL foi introduzida no mercado, uma sola bi-composta mantendo a padronagem "diamante" da sola Off The Wall. Foi lançado em mais de 20 colorways. O XLT foi reeditado nos dois anos seguintes, mas hoje o model está descontinuado.
Rowley XLT
Em seguida foi lançado o primeiro herdeiro da série XL, o XL2. Um pouco mais enxuto que seu antecessor o XL2 manteve o sucesso da série bem em alta, também lançado em diversas cores e foi o primeiro a usar materiais diferentes como a lona e a camurça. Aqui no Brasil o XL2 fez bastante suecesso, no período de 2003-2004 era muito fácil encontrar vários exemplares do XL2 em pistas, fotos e em campeonatos. A partir XL2 foi lançado o XL2 Tag, edição limitada que contava com a participação de diversos artistas de rua e marca o início das parcerias da Vans com artistas.
Rowley XL2
Em 2004 Rowley lançou dois models: o finalizador da série XL, o XL3, e o Slims. O XL3 é o único model da série XL que ainda é reeditado, trazendo novas cores a cada ano, e traz um resumo de tudo que foi colocado nos outros dois modelos. Já o Slims é um model bem mais simples que os outros lançados por Rowley, mas ainda assim é possível andar de skate com ele e ter alta perfomance, tanto é que em entrevistas e profiles o próprio Rowley elebca o Slims como seu tênis preferido para andar de skate. O Slims fez bastante sucesso e ainda hoje é possível encontrar em sites de vendas.
Rowley Slims
Rowley XL3
Terminada a série XL, Rowley seguiu a idéia de simplicidade introduzida no Slims e lancou o Squares, usando um novo tipo de couro vegan. O Squares é hoje o tênis que mais vendido (tirando o Classic) nos EUA.
Rowley Squares
Logo após, surgiu Rowley com o Shambles, influenciado por símbolos militares europeus, insígnias clássicas do exército e é o primeiro model assinado por ele a conter a tecnologia Boardfeel de construção, e também inovou por também ter uma versão Hi.
Rowley Shambles Hi e Low
O sucessor do Shambles foi Special, mantendo a tradição do "S" e apresentando um look mais leve e clean, perto do Slims mas inspirado em outro lugar. O Special pega o shape de um tênis lançado pela Vans nos anos 80, o Vans Lampin, e foi misturado com os gostos de Rowley.
Rowley Special
Antes de lançar o grande [X], Rowley voltou seus olhos para série [XLT] e lançou uma nova versão, atualizada, chamada de [XLT ELITE], deixando o tênis mais robusto e largo do que o usual. Um refresco na memória de muita gente que adorava esse tênis e teve a chance de pisar novamente em um novinho.
Rowley XLT ELITE
Pouco tempo depois do Special, surgiu o [X], décimo tênis assinado por Rowley e marca seus 10 anos na Vans. Inovações por todos os lados, pouco peso, cortes inusitados e uma re-invenção dentro da clássica Sidestripe, que subiu e foi incorporada no passador de cadarço, quase se confundindo com o painel lateral.
Rowley [X]
Para finalizar, a última instalação de Rowley foi no Rowley Stripes, um novo olhar sobre Squares como detalhes e aspectos especiais. Rowley foi perguntado qual era seu tênis favorito recentemente, a resposta foi o Squares e uma nova roupagem para o tênis foi feita, gerando o Stripes. A nova tecnologia Boardfeel XD é empregada nesse tênis com exclusividade.
Rowley Stripes
Marcadores: classic, geoff rowley, motorhead, shambles, shams, skate shoe, special, stripes, vans, vans do brasil, x, xl2, xl3, xlt, xlt elite