domingo, 13 de dezembro de 2009

Vans Knu Skool

O ano era 1997, o Old Skool já tinha 20 anos de estrada, e com algumas tímidas "atualizações" em 94/95, mas nada muito relevante.
Esse era o cenário que propiciou o lançamento do mais emblemático tênis da Vans da segunda metade do anos 90: o Vans Knu Skool.


Antes de mais nada, muita gente chama o model de "QUINÚ" ou até "CANÚ", mas se pronuncia "NIU" (Knu é uma forma de dizer NEW em outras letras, já que o K seguido de N não se pronuncia, só é dito o NU, portanto NIU SKOOL, seguinda a lógica do OLD SKOOL).

Pronúncias a parte, vamos aos fatos:

O Knu Skool representa uma clara evolução em relação ao Old Skool, sendo a perfeita "atualização" do modelo para as necessidades do skate da época, produzido nos moldes do Old Skool (sidestripe, costuras laterais, bico e calcanhar de camurça, sola vulcanizada) porém com uma robustez maior. Explico essa tal "robustez": nada mais que as laterais, lingua e calcanhar reforçados com espuma. 
Mas a mais marcante diferença entre os dois é o sidestripe, enquanto no Old Skool é somente uma tira de couro, no Knu é uma tira de couro sintético "preenchida" e em alto relevo. Um passo a frente!

 
 
 
 
 
 

Como era esperado, o Knu Skool foi sucesso total, aparecia em shows e clipes (assistindo dvds/vhs das Vans Warped Tour é possível ver em cada banda pelo menos um par de Knu Skool, seja nos integrantes, na equipe técnica, nos roadies, no público) em diversos vídeos de skate, fotos promocionais e no pé de skaters de todas as idades.

Mark Hoppus (Blink 182 e +44) no clipe Josie (1998) usando Knu Skool.

Novamente Mark Hoppus pisando num Knu.

Uma das inovações é o uso da sola Off The Wall 2 (OTWII), que era presente na maioria dos tênis desse período, ainda utilizando o padrao vulcanizado (diamante), mas com a entresola mais reforçada em EVA.


Um ano depois, quando a Vans se instalou no Brasil pela primeira vez (saindo em 2003, e voltando em 2004, trocando de distribuidora e agora está de volta no final de 2009/início de 2010) logo na primeira leva de produtos o Knu Skool estava marcando presença, e como era esperado, sucesso nas lojas. 
Tão sucesso que logo se esgotou, virou raridade e só voltou denovo em 2000. Em 2001 o Knu estava esgotado novamente, e no meio de 2002 foi o último respiro do Knu Skool no mundo, inclusive no Brasil.
Nessa época que foi lançado o famoso "Knu da sola preta", que só tinha a sidestripe branca e todo o resto vinha em preto. 


E o Knu também marcou presença na música, aparecendo nos clipes "Amanhã não vai mudar" do BLiND PiGS (atual Porcos Cegos) e "Danger Drive" do Hateen.

Danger Drive - Hateen
Amanhã Não Vai Mudar - Blind Pigs

Outra ilustre participação do Knu Skool é no filme "Cara, Cadê Meu Carro?".


Um fato interessante sobre o Knu Skool é a (raríssima no Brasil) versão Hi do Knu, o Knu Skool High, lançado simultaneamente com o Knu Skool mas nunca re-editado, infelizmente.



Por esses motivos os Knu Skool se tornou mais de que um simples tênis, mas um marco cultural de uma época. Infelizmente o Knu Skool foi descontinuado em 2002 e nunca mais foi re-editado. Ainda existem deadstocks no Japão e na Alemanha, com muita procura acha. 
Agora é esperar e ver se em alguns anos saia uma versão retro!


Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , ,

4 Comentários:

Blogger Rafael Bernardes disse...

Esse foi um tenis que realmente marcou na minha memória pra sempre. Até pq era dificil de achar. O meu veio de Buenos Aires e fiz muita balada com ele e após foi pra lixa.

16 de dezembro de 2009 às 15:30  
Blogger Nic Hck disse...

eu ainda tenho um knu pra usar e um novo na caixa, guardado esperando que o outro acabe completamente

mas meu sonho ainda é um knu-hi

14 de janeiro de 2010 às 15:12  
Blogger Unknown disse...

Esse Tenis é fodaa..
eu tenho um do modelo de 2001, esta só o pó, mais ele continua representando
Queria muito comprar outro
quem souber me manda um email!

27 de agosto de 2010 às 11:08  
Blogger Unknown disse...

Estamos ansiosos pelo Retro OG Knu Skool tênis Robusto Sapao vans

22 de março de 2022 às 15:12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails