sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Geoff Rowley - 10 anos de Vans [99-09]

Geoff Rowley é um skatista inglês que fez fama no time da Flip Skateboards, entrou no time da Vans em 1999 e desde então vem lançando os melhores tênis para skate de alta perfomance, a grande maioria deles nunca usando nenhum tipo de material que seja de origem animal, os famosos tênis vegan.
Seu primeiro model saiu logo em 1999, na época chamado apenas de Vans Geoff Rowley, e depois foi re-batizado de Rowley Classic.




Vans Rowley Classic


O Rowley Classic é um marco dentro dos models para skate, trazendo toda a simplicidade dos tênis que fizeram sucesso nos anos 90 com a sola clássica Off The Wall, que vem sendo produzida desde o lançamento da Vans em 1966. Esses dois fatores aliados com os diferentes cortes de couro vegan nas laterais e o uso de materiais de alta resistência tornaram o Rowley Classic um norte de como os tênis de skate iriam ser produzidos dali pra frente, fechando um período e iniciando um novo. Até no jogo Tony Hawk´s Pro Skater 2 era possível jogar com o Rowley Classic, no personagem de Rowley e como um tênis a ser comprado para jogar com personagens criados pelo usuário. O Rowley Classic foi produzido em mais 50 diferentes colorways e em 2005 foi lançada uma edição comemorativa, uma parceria entre o skater e a lenda do rock Motorhead, que rendeu uma série paralela do Rowley x Motorhead, além de uma série de shapes lançados pela Flip.






Vans Rowley Classic Motorhead


Seu segundo model foi o Rowley Shams, lançado em 2000 e ficou somente uma temporada a venda. Trazia uma cara mais próxima dos models lançados nos anos 80, sem a sidestripe e com cano médio. Hoje é um tênis muito difícil de ser encontrado, por ter sido descontinuado a 7 anos e nunca ter sido reeditado. Teve um relativo sucesso na época e é primeiro da linha de models batizados com a letra S.



Rowley Shams


Pouco tempo depois Rowley revolucionou novamente lançando o primeiro model da série XL, o Rowley XLT. O XLT (também conhecido como [XLT], por estar impresso assim no tênis) é um tênis muito mais robusto que os dois anteriores, mantendo aproximadamente a mesma altura do Shams e vendeu como água. Na minha humilde opinião é o melhor tênis de skate que e já usei, absurdamente durável e confortável. Foi nesse model que a sola XL foi introduzida no mercado, uma sola bi-composta mantendo a padronagem "diamante" da sola Off The Wall. Foi lançado em mais de 20 colorways. O XLT foi reeditado nos dois anos seguintes, mas hoje o model está descontinuado.



Rowley XLT


Em seguida foi lançado o primeiro herdeiro da série XL, o XL2. Um pouco mais enxuto que seu antecessor o XL2 manteve o sucesso da série bem em alta, também lançado em diversas cores e foi o primeiro a usar materiais diferentes como a lona e a camurça. Aqui no Brasil o XL2 fez bastante suecesso, no período de 2003-2004 era muito fácil encontrar vários exemplares do XL2 em pistas, fotos e em campeonatos. A partir XL2 foi lançado o XL2 Tag, edição limitada que contava com a participação de diversos artistas de rua e marca o início das parcerias da Vans com artistas.



Rowley XL2


Em 2004 Rowley lançou dois models: o finalizador da série XL, o XL3, e o Slims. O XL3 é o único model da série XL que ainda é reeditado, trazendo novas cores a cada ano, e traz um resumo de tudo que foi colocado nos outros dois modelos. Já o Slims é um model bem mais simples que os outros lançados por Rowley, mas ainda assim é possível andar de skate com ele e ter alta perfomance, tanto é que em entrevistas e profiles o próprio Rowley elebca o Slims como seu tênis preferido para andar de skate. O Slims fez bastante sucesso e ainda hoje é possível encontrar em sites de vendas.



Rowley Slims



Rowley XL3


Terminada a série XL, Rowley seguiu a idéia de simplicidade introduzida no Slims e lancou o Squares, usando um novo tipo de couro vegan. O Squares é hoje o tênis que mais vendido (tirando o Classic) nos EUA.



Rowley Squares


Logo após, surgiu Rowley com o Shambles, influenciado por símbolos militares europeus, insígnias clássicas do exército e é o primeiro model assinado por ele a conter a tecnologia Boardfeel de construção, e também inovou por também ter uma versão Hi.







Rowley Shambles Hi e Low


O sucessor do Shambles foi Special, mantendo a tradição do "S" e apresentando um look mais leve e clean, perto do Slims mas inspirado em outro lugar. O Special pega o shape de um tênis lançado pela Vans nos anos 80, o Vans Lampin, e foi misturado com os gostos de Rowley.



Rowley Special


Antes de lançar o grande [X], Rowley voltou seus olhos para série [XLT] e lançou uma nova versão, atualizada, chamada de [XLT ELITE], deixando o tênis mais robusto e largo do que o usual. Um refresco na memória de muita gente que adorava esse tênis e teve a chance de pisar novamente em um novinho.





Rowley XLT ELITE


Pouco tempo depois do Special, surgiu o [X], décimo tênis assinado por Rowley e marca seus 10 anos na Vans. Inovações por todos os lados, pouco peso, cortes inusitados e uma re-invenção dentro da clássica Sidestripe, que subiu e foi incorporada no passador de cadarço, quase se confundindo com o painel lateral.



Rowley [X]


Para finalizar, a última instalação de Rowley foi no Rowley Stripes, um novo olhar sobre Squares como detalhes e aspectos especiais. Rowley foi perguntado qual era seu tênis favorito recentemente, a resposta foi o Squares e uma nova roupagem para o tênis foi feita, gerando o Stripes. A nova tecnologia Boardfeel XD é empregada nesse tênis com exclusividade.



Rowley Stripes

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Blogger Nic Hck disse...

eu tenho um [XLT] novo na caixa!! sem duvida é um dos melhores tenis da série, mas ainda pago muito pau pro classic!
minha meta de vida é conseguir um Xl2, mas esse eu não encontro em lugar nenhum pra vender :/

18 de dezembro de 2009 às 19:25  
Blogger Rafael disse...

Será que ainda existe um Rowley XLT á venda em algum lugar desse mundo?

12 de abril de 2019 às 16:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails