sábado, 27 de março de 2010

Vans Off The Wall 1966 - o filme


Uma das novidades para 2010 da Vans Internacional é o lançamento de Vans Off The Wall: 1966, o primeiro filme de skate produzido pela Vans em toda a sua história. A boataria quanto à esse filme já rola na bloghouse desde meados de 2003 e só agora começaram as premieres por toda a Europa, iniciando em Londres no dia 11 de março se extendendo até o dia 31, quando essa tour termina em Lille na França e segue para as premieres em território norte-americano.
O filme conta com todo o time de skaters da Vans Europe além de algumas participações especiais. Confira o trailer!

quinta-feira, 25 de março de 2010

MID CUT

O corte Mid aparece nos modelos da Vans desde a fundação em 1966, o model #149 (hoje conhecido como Chukka Boot) foi o primeiro tênis da Vans com cano médio, conceito que também foi incorporado em outros modelos no começo dos anos 1970 como botas de camurça. No mundo dos skate shoes, a Vans introduziu o corte médio em 1977 quando lançou o Old Skool (model #36) e o Mid Skool (model #37), completando a trinca de tênis de skate produzidos para o skate com o Era (model #95) que completava um ano de idade e já era o maior sucesso da Vans na época.

Vans Mid Skool

Um ano depois, em 1978, a Vans introduziu o Sk8-Hi (model #38) e melhorou o sistema de acolchoamento lateral iniciado no Era com linhas horizontais paralelas que iam do meio do pé até o início do tornozelo, protegendo essa área dos eventuais choques do skate vertical que crescia e se desenvolvia nos EUA. Em meados dos anos 1980 a Vans decidiu diminuir em uma linha horizontal e criou o Sk8-Mid (model #39), transportando todas as características do Sk8-Hi em um corte menor, perfeito para o skate freestyle e suas manobras de solo.


Vans Sk8Mid

O corte Mid voltou em evidência no começo dos anos 1990, quando gradativamente mais skatistas deixavam de lado as pistas e half-pipes para se jogarem nas ruas das cidades de todo mundo. Uma nova era surgia com o street skate e os tênis para skate novamente acompanharam essa mudança de estilo. O Full Cab, primeiro tênis assinado por um skatista profissional lançado pela Vans em 1989, foi um substituto para os tênis de basquete como o Air Jordan 1 e o Puma First Round que eram usados por skatistas profissionais naquele período. Pouco tempo depois muitos desses skaters, agora abrigados nas ruas, cortaram fora com tesoura a parte mais alta do Full Cab criando um "Half" Cab (que também batiza uma das manobras mais famosas de Steve Caballero). Pensando nisso, a Vans oficializou o produto e criou uma versão Mid do já clássico pro model de Cabellero, assinatura que se manteve por outros 8 modelos oficiais e 5 inspirados, além de diversas coleções e linhas especiais dedicadas ao skater.

Vans Half Cab

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vans BMX

Nos anos 1980 a Vans ampliou sua linha de produtos para suprir outros esportes radicais, na época que o conceito de uma empresa de "action sports" ainda nem existia. Entre essas linhas (que vão do boxe ao mergulho, passando pelos Breakerz) a Vans dedicou alguns lançamentos à cena BMX que crescia vertiginosamente nos EUA, patrocinando atletas como Eddie Fiola e criando propagandas impressas como essa:


Comercial de 1984 estrelando Eddie Fiola e boa parte de linha Classic.



25 anos depois a Vans resgatou esse comercial e o atualizou com o BMX rider do momento da Vans Cory Nastazio no melhor estilo 80´s, com uniforme completo típico e Slip-Ons checkers nos pés e novamente boa parte da linha Classics (Old Skool, Era, Slip On, Authentic e Sk8-Hi).


Comercial de Eddie Fiola para a GT usando um Vans Era branco.

Vans Bucky Lasek V


A carreira de Buck Lasek começou em 1988 quando entrou para o time amador da Powell-Peralta e fez suz primeira aparição em vídeo, no Public Domain do mesmo ano. Mais de 20 anos depois Lasek tem um caminho bem sólido no skate, virando uma das estrelas do skate vertical em meados dos anos 90 (aparecendo para o mundo todo, via cabo, nos X-Games da ESPN), tem um bowl perfeito no quintal de casa (carinhosamente chamado de Heaven) e já lançou 5 modelos pela Vans.
Seu quinto model, o Bucky V, chega no Brasil nas versões Low e Mid.



Algumas imagens do bowl "Heaven" no quintal da casa de Lasek.


terça-feira, 23 de março de 2010

Vans x Donny Miller

The Donny Miller Slip-Up from OFF THE WALL SINCE 66 on Vimeo.

A colaboração de Donny Miller com a Vans Vault é explicada nesse vídeo, dando mais detalhes sobre o background e o histórico do model que mistura a estampa de um Era no Slip On.

Não é novidade esse tipo de estampa nos produtos da Vans, na segunda colaboração entre o estilista Marc Jacobs para a Vans Vault trouxe dois clássicos estampados no Slip On, coleção de 2007. As costuras e detalhes do Era e o Old Skool foram transportados em tinta para o Slip On, em duas versões que se tornaram hit naquele ano.


Vans ad - 1977


World´s #1 Skateboard Shoes
Little Ole Shoemakers With New Ideas

segunda-feira, 22 de março de 2010

VANS 1966 - 2010

Março é mês de comemoração para a Vans, pelos dois aniversários que são festejados bem no meio do mês. No dia 18 de março de 1966 era aberta a primeira loja da Vans, em Anahein na Califórnia. O dia da abertura da Vans é mítico : nenhum dos recém criados produtos da Van Doren Rubber Company estava pronto para a entrega naquele dia. Para solucionar o problema, os 12 clientes que entraram e compraram tênis naquele dia escolheram entre as cores e materiais disponíveis e encomeradam os sneakers com a promessa de serem entregues no dia seguinte, nas medidas e especificações que foram selecionadas pelos clientes. Os 12 consumidores voltaram lá um dia depois e saíram da loja com seus tênis novos dentro das caixas amarelas, azuis e verdes da época.



Em pouco tempo a Vans se tornou parte da indumentária dos mais diferentes tipos de habitantes da Califórnia, seja pelo seu solado "iate", o canvas (lona) leve e bem arejado, ótimo para o clima quente do estado, a enorme variedade de cores e materiais que era possível produzir um tênis, mais a possibilidade de levar um tecido qualquer e aplica-lo no seu tênis, criando um Vans único e só seu. Escolas começaram a encomendar modelos exlclusivos que combinavam com as cores de seus uniformes. O Exército Americano encomendou peças de lona de alta resistência como botas e coturnos. Até presídios escolheram modelos da Vans como uniforme oficial de seus internos. Tudo isso antes da revolução que os skatistas iam trazer em questão de poucos anos, em meados dos anos 1970, criando do Era (que você conferiu a história aqui no Blog da Vans). O Era é o segundo aniversariante de Março, que completou 34 anos no dia 19 de março.


var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails