Vans Knu Skool
O ano era 1997, o Old Skool já tinha 20 anos de estrada, e com algumas tímidas "atualizações" em 94/95, mas nada muito relevante.
Esse era o cenário que propiciou o lançamento do mais emblemático tênis da Vans da segunda metade do anos 90: o Vans Knu Skool.
Antes de mais nada, muita gente chama o model de "QUINÚ" ou até "CANÚ", mas se pronuncia "NIU" (Knu é uma forma de dizer NEW em outras letras, já que o K seguido de N não se pronuncia, só é dito o NU, portanto NIU SKOOL, seguinda a lógica do OLD SKOOL).
Pronúncias a parte, vamos aos fatos:
O Knu Skool representa uma clara evolução em relação ao Old Skool, sendo a perfeita "atualização" do modelo para as necessidades do skate da época, produzido nos moldes do Old Skool (sidestripe, costuras laterais, bico e calcanhar de camurça, sola vulcanizada) porém com uma robustez maior. Explico essa tal "robustez": nada mais que as laterais, lingua e calcanhar reforçados com espuma.
Mas a mais marcante diferença entre os dois é o sidestripe, enquanto no Old Skool é somente uma tira de couro, no Knu é uma tira de couro sintético "preenchida" e em alto relevo. Um passo a frente!
Como era esperado, o Knu Skool foi sucesso total, aparecia em shows e clipes (assistindo dvds/vhs das Vans Warped Tour é possível ver em cada banda pelo menos um par de Knu Skool, seja nos integrantes, na equipe técnica, nos roadies, no público) em diversos vídeos de skate, fotos promocionais e no pé de skaters de todas as idades.
Mark Hoppus (Blink 182 e +44) no clipe Josie (1998) usando Knu Skool.
Novamente Mark Hoppus pisando num Knu.
Uma das inovações é o uso da sola Off The Wall 2 (OTWII), que era presente na maioria dos tênis desse período, ainda utilizando o padrao vulcanizado (diamante), mas com a entresola mais reforçada em EVA.
Um ano depois, quando a Vans se instalou no Brasil pela primeira vez (saindo em 2003, e voltando em 2004, trocando de distribuidora e agora está de volta no final de 2009/início de 2010) logo na primeira leva de produtos o Knu Skool estava marcando presença, e como era esperado, sucesso nas lojas.
Tão sucesso que logo se esgotou, virou raridade e só voltou denovo em 2000. Em 2001 o Knu estava esgotado novamente, e no meio de 2002 foi o último respiro do Knu Skool no mundo, inclusive no Brasil.
Nessa época que foi lançado o famoso "Knu da sola preta", que só tinha a sidestripe branca e todo o resto vinha em preto.
E o Knu também marcou presença na música, aparecendo nos clipes "Amanhã não vai mudar" do BLiND PiGS (atual Porcos Cegos) e "Danger Drive" do Hateen.
Danger Drive - Hateen
Amanhã Não Vai Mudar - Blind Pigs
Outra ilustre participação do Knu Skool é no filme "Cara, Cadê Meu Carro?".
Um fato interessante sobre o Knu Skool é a (raríssima no Brasil) versão Hi do Knu, o Knu Skool High, lançado simultaneamente com o Knu Skool mas nunca re-editado, infelizmente.
Por esses motivos os Knu Skool se tornou mais de que um simples tênis, mas um marco cultural de uma época. Infelizmente o Knu Skool foi descontinuado em 2002 e nunca mais foi re-editado. Ainda existem deadstocks no Japão e na Alemanha, com muita procura acha.
Agora é esperar e ver se em alguns anos saia uma versão retro!
Marcadores: 1990s, 2000s, blind pigs, blink 182, classico, dead stock, hardcore, hateen, knu skool, off the wall, retro, shoes, skate, vans, vans do brasil, vintage
4 Comentários:
Esse foi um tenis que realmente marcou na minha memória pra sempre. Até pq era dificil de achar. O meu veio de Buenos Aires e fiz muita balada com ele e após foi pra lixa.
eu ainda tenho um knu pra usar e um novo na caixa, guardado esperando que o outro acabe completamente
mas meu sonho ainda é um knu-hi
Esse Tenis é fodaa..
eu tenho um do modelo de 2001, esta só o pó, mais ele continua representando
Queria muito comprar outro
quem souber me manda um email!
Estamos ansiosos pelo Retro OG Knu Skool tênis Robusto Sapao vans
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial