sábado, 12 de dezembro de 2009

Crise + piscinas vazias = Pool Sessions

2009 está chegando ao fim e a crise econômica que bateu em todo mundo teve seus efeitos no mundo do skate. Nos EUA, um dos efeitos imediatos da crise foi o enfraquecimento do setor imobiliário, forçando famílias a botar suas casas luxuosas a venda em função da falta de crédito. 
Esse efeito tem acontecido principalmente no sul da Califórnia, onde o skate como conheçemos foi criado. Muitas dessas casas têm em seus quintais piscinas perfeitas de concreto, construídas por emergentes empresários no boom do da internet.



Exatamente como aconteceu na grande seca no meio dos anos 70, as piscinas vazias foram invadidas por skatistas locais, que espalharam a palavra e chamaram mais skaters para esses picos secretos. Mas a grande jogada é que no lugar dos binóculos que os Z Boys usavam para procurar piscinas, esses garotos as encontram via Google Earth, com imagens detalhadas da piscinas antes mesmo deles colocarem os pés nela.


Isso criou uma movimentação na internet que convidou skatistas da Europa e da Austrália a pegarem aviões só para conhecerem essas piscinas. Cidades como Fresno tem sofrido bastante com a desvalorização imobiliária, e de acordo com a matéria do New York Times que apresentou esses garotos, os únicos que estão tendo algum mínimo proveito da crise toda são esses skatistas, que depois de anos de escassez das famosas piscinas californianas agora não tem tempo de conhecer todos.


Como no passado, as piscinas nunca estão nas condições perfeitas para o skate, então os próprios caras levam equipamento de drenagem, secam a piscina, limpam a região e andam o dia inteiro. Em troca pelo uso das piscinas, ninguém pinta ou deixa lixo no lugar.

Half Cab
Slip On

Para ver a matéria completa (em inglês) clique aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

var linkwithin_site_id = 214282; Related Posts with Thumbnails