quinta-feira, 11 de março de 2010

Entrevista com Steve Van Doren Para a Sneaker Freaker

A última edição do Vans Bowl-o-rama em terras australianas rendeu uma entrevista com Steve Van Doren para a Sneaker Freaker, que está disponível no site da revista.

Steve Van Doren é filho de Jim Van Doren, o fundador da Vans, e praticamente cresceu dentro da empresa. Trabalhando desde muito novo com o pai, passou por todas as funções dentro da Vans e hoje é um embaixador da marca em todo o mundo, promovendo eventos, competições e festas em um estilo bem peculiar.

A Sneaker Freaker é uma das mais respeitadas revistas dedicadas à cultura sneaker do mundo, baseada na Austrália. Confira alguns trechos do papo:


Steve Van Doren


SNEAKER FREAKER - Você é descrito como um embaixador para a marca. Esse trabalho realmente existia ou você o criou para si mesmo?

Yeah! Isso rolou muito bem porque meu pai abriu a Vans em 1966 e eu estou fazendo isso há 44 anos, desde quando eu era uma criança olhando ele abrir lojas até quando começei a ajuda-lo na minha adolescência. Eu me envolvi na produção de tênis e era gerente de um depósito no final da minha adolescência. Me casei e me transferi para a área de vendas e fiquei no comando entre as décadas de 1980 e 1990. Quando meu pai vendeu a empresa, começei a trabalhar com marketing. Meu pai nunca me dava nenhum dinheiro para promoção, então basicamente nunca tivemos uma estratégia de marketing exceto as minhas aparições em eventos de skate com Caballero e Alva e dando adesivos e flyers. Quando fomos comprados por outra compania, deixamos de ser uma empresa produtora (que produzia os tênis dentro dos Estados Unidos) e a partir de 1995 Kevin Lyman começou a Vans Warped Tour. Então esse é o décimo sexto ano de Vans Warped Tour nos EUA, mobilizando 630.000 pagantes todo verão... Eu estive na tour todos os anos. Lá eu conheço todas as bandas e músicos, e a tour inclui hoje skate, snowboard, surf, wakeboar, motocross, BMX... isso tudo me mantem muito animado.

SNEAKER FREAKER - E o que anda rolando no momendo? Para todo lado tudo o que vejo são tênis vulcanizados!

Eu sei, eu sei! O que é muito legal em uma maneira, é tipo como carne e batatas, pão e manteiga. Eu digo eu estava falando com meu pai, que completou 80 anos esse ano, que começou a nossa empresa Vans, e o tênis que era nosso número 1 em vendas em 1966 é mesmo que é núimero 1 hoje em dia! Mesmo com essa economia (americana) estando tão ruim nos últimos 15-18 meses nós tivemos o nosso melhor ano da história, então não temos o que reclamar. As pessoas podem pagar um tênis de lona e depois lavar quando preciso. Eles sabem o que estão comprando, e ao mesmo tempo são as nossas raízes, nossa força. Eu acabei de ver a nossa linha de 2011 e temos alguns novos tênis e cores que vão sair, e também novos colaboradores.





SNEAKER FREAKER - Alguma dica do que vem por aí?



Você sabe, eu vi desenhos da revista Rolling Stone e eu estou bem animado, eu espero que eles entrem na coleção. Eu vi desenhos na parede, nenhum tênis ainda mas é muito excitante. Existem alguns novos modelos como o misterioso Chukka que é um model que não tivemos por 40 anos e hoje vai muito, muito bem. Temos um novo modelo chamado 106 que é inspirado nisso, no Chukka. Temos também a coleção Off The Wall e também a coleção California, inspiradas na linha Vault, que são nossos tênis top de linha que vão para boutiques, e eles vão ter distribuição diferenciada. Eu vi alguns tecidos muito, muito legais, focando em texturas e materiais diferentes. Nós gostamos quando estampados vendem mas eu gosto mesmo quando os vulcanizados vendem.




Vans 106



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